Órtese para pessoas com Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Através desse túnel, além do nervo mediano passam os tendões flexores, que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano, causando dor e parestesia (dormência). 

Estudos têm demonstrado que há menos pressão no túnel do carpo quando o punho permanece em posição neutra. Órteses que mantêm esta posição do punho são eficazes no alívio dos sintomas com 70% de bons resultados após menos de 3 meses de uso.


Como o uso recomendado para o paciente é de dormir com a órtese para evitar a flexão do punho, essa deve ser bastante confortável para garantir a conformidade do paciente.

A órtese é moldada com o punho em posição neutra, sem flexão ou extensão, por um terapeuta ocupacional ou terapeuta da mão.

Recomenda-se que o paciente use esta órtese durante a noite, por um período de pelo menos 3 meses, mas na maioria das vezes, a parestesia desaparecerá antes.

Às vezes é recomendável usar a órtese durante o dia também, dependendo da gravidade dos sintomas.

Algumas orientações para evitar dor e início dos sintomas:
·       Permanecer no computador sem apoiar os braços e punhos;
·       Uso de ferramentas vibratórias a longo prazo, como motosserra;
·       Tocar instrumento musical muitas horas por dia;
·       Dormir com o punho fletido.

      Agende um horário: 17-3033-2430

Comentários