Terapia da mão



O que é Terapia da Mão?

É o tratamento que se baseia na avaliação e aplicação de técnicas para prevenir a disfunção, restabelecer a função ou impedir a evolução de doenças que levem o indivíduo à incapacidade de usar adequadamente a mão ou o membro superior nas atividades do dia a dia. É realizado por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta especialista em Terapia da mão e reabilitação do membro superior, que exige um alto grau de especialização e requer educação continuada, permitindo que o paciente ganhe maior independência e produtividade. Dentre as técnicas, tem-se a confecção de órteses (talas) para dedos, mão ou membro.

O que é Terapia Ocupacional?

É a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e psicossociais, que interfiram na realização das atividades de vida diária (alimentação, higiene e vestuário), trabalho e lazer. São atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias, promover e manter a saúde. O terapeuta ocupacional pode se especializar em Terapia da Mão.

Quem é o candidato à terapia da mão?

O paciente candidato à terapia de mão é aquele que sofreu um acidente ou trauma que levou a feridas, cicatrizes, queimaduras, lesão de tendões, nervos, fraturas ou até amputações de dedos, mãos e membros. Outras condições incluem por exemplo, a síndrome do túnel do carpo, cotovelo do tenista (epicondilite lateral) e patologias crônicas como artrites, osteoartrites e problemas neurológicos (AVC – derrame, TCE – traumatismo craniano) entre outros.

Algumas dicas para prevenir ou reduzir lesões nas mãos

·         Pegar objetos pesados usando as duas mãos (panela, notebook);
·         Carregar sacolas ou bolsas no antebraço, polpando os dedos;
·         Realizar alongamentos em pulsos e mãos durante atividades repetitivas;
·         Evitar picar alimentos muito duros diariamente;
·         Limpar um ou dois cômodos por dia da casa (não em um único dia);
·         Evitar esfregar panelas (para que fiquem brilhando) e roupas no tanque;
·         Apertar a válvula de descarga com a palma toda (não apenas com um dedo).


Não há necessidade de parar de fazer, mas mudar o modo como se faz!

Acesse o site do novo consultório:
www.cirurgiadamaoriopreto.com.br

Se você possui dores ou algum problema nas mãos, agende uma consulta no número 017-3033-2430.
Estarei a sua disposição!
Dra Pryscilla M. S. Paula
Terapeuta da mão

Comentários