Curso: Neuroplasticidade e Neurociencias aplicadas na Reabilitação


Publico alvo:
Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Educadores físicos, Educadores,  Dentistas, Médicos, Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos e "Neuro-curiosos". 
Informações sobre o curso
Data: 01 à 03 de Maio de 2013 (Quarta à Sexta das 9:00 às 17:00)
I. Cérebro e Aprendizagem
Este seminário introduz as bases bio-psicológicas do cérebro e da aprendizagem. Aclara os princípios da moderna "neuro-didática" e apresenta os modelos de uma aprendizagem mais “cérebro-compatível”. O objetivo de nossas representações não é a redução da complexidade dos processos de aprendizagem em sua base puramente neurofisiológica, mas, antes, a combinação fértil de perspectivas psicológicas e neurocientíficas.
II.  Aprendizado Motor
 Aprendemos através dos movimentos e movemo-nos como nós aprendemos. Aqui, os processos de aprendizagem e de memória motora se manifestam através de modificações nas conexões sinápticas, no crescimento neural, nas modificações dos "mapas encefálicos" (representações internas) e, finalmente, modificações de padrões de atividade nas redes neuronais. Ou seja, o processo do aprendizado motor está ancorado em estruturas e atividades neurais em si. Estas são condições primordiais para que a aprendizagem motora possa eclodir em memória motora.
III. Chance para a reabilitação: Plasticidade do Sistema Nervoso
A plasticidade é uma propriedade fundamental intrínseca tanto de cada uma das células nervosas isoladamente, como de redes neuronais e, finalmente, do sistema nervoso como um todo. Ela é a base biológica para a aprendizagem, memória, desenvolvimento e recuperações pós-lesionais. Neste curso, descrevemos os vários mecanismos e princípios de funcionamento da plasticidade e sua interação com o ambiente de aprendizagem e atividade física.
Ministrante:
Prof. Dr. Nelson Annunciato Ph.D. 
Neurocientista

  • Doutor em Neurociências pelo ICB - USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo) e pela Univ. Médica de Lübeck (Alemanha).
  • Pós-Doutorado em Programas de Reabilitação Neurológica na Academia Alemã para a Reabilitação do Desenvolvimento, depto. de Pediatria Social da Univ. de Munique, Alemanha.
  • Especialista em Neuroanatomia e Órgãos dos Sentidos pelo depto. de Biologia da UNICAMP
Informações no site.

Comentários