“ARTE, NATUREZA E MEDITAÇÃO”

   O Centro de Ecologia Médica “Florescer na Mata” e o Espaço Viver com Arte”

promovem o WORKSHOP:

ARTE, NATUREZA E MEDITAÇÃO”


            O contato com a energia da natureza desperta a sensibilidade para a natureza criativa do ser humano e a partir disso, o reconhecimento de sua própria natureza interna através de suas expressões artísticas.
            A partir de vivências e expressões na natureza relacionadas aos quatro elementos (terra, água, fogo e ar), iremos contemplar, meditar e reencontrar a ordem interna e a beleza essencial.

Data: 12 de maio de 2012.
Horário: das 9 às 16:30, com saída às 8:00 de São Paulo no bairro de Pinheiros- carona coletiva ou van.  
Valor: R$280,00 (parcelado em 2 vezes de R$140,00)
Limite de vagas: 20 participantes

Ministrantes:

Maria Cristina Anauate: Terapeuta Ocupacional (USP - 1980) - Estudos em reabilitação neuropsicológica no Oliver Zangwill Centre (Ely- Inglaterra) e Arte Terapia no Sedes Sapientiae – Ex - membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) – Experiência docente e clínica em reabilitação neurológica e neuropsicológica em intervenção e prevenção - Curso de jardinagem e paisagismo pela Escola Paulista de Paisagismo - Graduação por dois anos em Biologia – USP – 1978 - Experiência prática em jardinagem e paisagismo e na aplicação destes recursos em reabilitação e prevenção - Campo de pesquisa: arte e demência no Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas da FMUSP – Coordenadora e criadora do Espaço Viver com Arte ministrando cursos nas áreas de neuropsicologia, reabilitação neuropsicológica, arte e jardinagem.

Regina Fiorezzi Chiesa: Artista plástica e Arte-Educadora (FAAP), com especialização em Arteterapia e Psico-oncologia (Instituto Sedes Sapientiae) e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento ( Mackenzie). Terapeuta Transpessoal (Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP). É professora de vários cursos de pós-graduação latosensu em Arteterapia. É autora do livro “O Diálogo com o Barro, o Encontro com o Criativo” da Editora Casa do Psicólogo, 2004. E co-autora do livro “Percursos em Arteterapia” da Editora Summus, 2004. Atua como arteterapeuta e terapeuta transpessoal tanto individual como em grupo. Ministra cursos e coordena grupos de estudos e de supervisão.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Respiração em silêncio na mata, respirar o verde – sentido olfato e audição - elemento AR
Objetivo: potencializar a limpeza do corpo e abertura para a natureza

Contemplação: sensibilização dos elementos formais da arte pela observação visual dos estímulos da mata – sentido visão
Objetivo: ativar a sensorialidade e a visão ampliada para os processos criativos

Catação com pedido de permissão à mata: uso destes materiais que atraíram a atenção do observador para trabalho expressivo
Objetivo: desenvolver a qualidade amorosa, o compartilhar e a experiência efêmera das flores    junto com os materiais escolhidos

Vivência táctil: sentir o barro no chão da mata, organizar desenhos de formas, linhas, esculturas com os materiais do local- arte efêmera –sentido tacto - elemento TERRA
Objetivo: enraizamento, ancoramento, unidade e desapego

Desenho e Pintura: campos arquetípicos das plantas – ir sutilizando – sentido INTUIÇÃO –elemento ÁGUA
Objetivo: contato com a energia essencial, campos sutis da natureza

Meditação guiada do SOL com o corpo em direção ao sol – sentido VISÃO – elemento FOGO
Objetivo: ativar a energia vital para o plantio

Plantio de um vaso com planta que gosta do sol
Objetivo: simbolizar a renovação vivida no workshop

Encerramento: finalizar com o compartilhamento das experiências da tarde e um círculo de mãos dadas

Local: Caucaia do Alto – Cotia (orientações de como chegar no ato da inscrição)

Site: www.florescernamata.com.br / Inscrições com Heloísa: email.mhelostocco@bol.com.br/ Cel: (11) 9560- 9258

Apoio e informações:Espaço Viver com Arte/ Email: espacovivercomarte@uol.com.br/ tel: 11 – 55331029 e 11 99902630 (com Maria Cristina Anauate) 

Comentários