Sejam bem vindo ao Blog Terapia Ocupacional de São José do Rio Preto - SP.

Aqui você fica informado sobre cursos, novidades da profissão, acompanha textos, deixa comentários e muito mais!
Tenho certeza que todos os Terapeutas Ocupacionais sentem falta de sites da nossa área.
Por isso, quero um blog que aproxime mais os profissionais, afim de trocarmos experiências, conhecimentos, informações e tudo o que for possível... além de lutar por nossa profissão, que é tão linda!!!
Ah! Aqui tem indicações de sites para leitura, com algumas partes que eu escrevi, e outros muito interessantes para acrescentar em nosso dia a dia.
Um abraço à todos os visitantes!

DEFINIÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL

Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias, promover e manter a saúde.



LOCAIS ONDE EXERCEM SUAS ATIVIDADES:

Hospitais Gerais; Ambulatórios; Consultórios; Centros de recuperação bio-psico-social; Sistemas Prisionais; Órgão de controle social; Creches e Escolas; Empresas.


Sobre mim:

Mestranda na Famerp - Rio Preto - SP

Especialista em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior;

Especialista em Terapia Ocupacional Dinâmica em Neurologia;

Aprimoramento em Terapia Ocupacional;

Confecção de órteses estáticas, dinâmicas e progressivas;

Aplicação de bandagem terapêutica Kinesiotaping;

Consultoria para empresas que contratam pessoas com deficiência;

Cursos em que me capacitei: Neuropsicologia em Terapia Ocupacional; Integração Sensorial; Psicomotricidade;

Supervisão de casos clínicos e orientação de pesquisas;

Instagran: @pryscilla_to

Site: www.cirurgiadamaoriopreto.com.br

Fanpage: www.facebook.com/cirurgiadamao





Contato

Minha foto
São José do Rio Preto, SP, Brazil
Consultório de Terapia Ocupacional / Terapia da Mão (17) 3033-2430 / (17) 99716-8201 - Georgina Business Park - Rua Benedito Rodrigues Lisboa, n° 2675, bairro Jd Palmeiras - São José do Rio Preto - SP / pryscilla@gmail.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

BANDAGEM TERAPÊUTICA – KINESIOTAPING


Imagine estimular uma região parcialmente paralisada sem medicamentos. Ou tratar uma lesão muscular sem uso de analgésico. Isso já é possível através da técnica de bandagem terapêutica, também conhecida como Kinesio Taping. Criado no Japão há 25 anos, o método possui a capacidade de reabilitar o sistema muscular, oferecendo suporte simultâneo às articulações e músculos, sem provocar contra-indicações ou reações adversas. Considerada um grande avanço na medicina esportiva, a técnica também está sendo utilizada para tratamentos neurológicos e estéticos.

O método funciona através de estímulos gerados pela força reativa da bandagem que provocam reações curativas na região lesionada.  A bandagem ativa as terminações nervosas de acordo com a forma de aplicação e faz com que o cérebro responda ao estímulo trazendo melhora à área lesionada e diminuindo a dor. Isso ocorre porque a pressão exercida nos receptores sensoriais e motores é aliviada através das ondulações que a bandagem promove na pele, melhorando a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente. A bandagem fica aplicada por um período de três a cinco dias, podendo ou não ser substituída por uma nova.  O número de trocas depende da gravidade da lesão e da reação de cada organismo. Sua principal vantagem é a significativa redução no tempo de recuperação.

A bandagem terapêutica tem como objetivos corrigir a função do músculo, melhorar a circulação linfática e sanguínea diminuindo edemas (inchaços), aliviar dores e repor subluxação das articulações. Bastante utilizada por atletas, a técnica auxilia em diversas patologias ortopédicas combatendo lesões musculares, entorses, estiramentos e estabilizando articulações. Estudos comprovaram que a técnica podia contribuir com outras especialidades da Medicina. Atualmente, vem sendo utilizada em casos neurológicos e estéticos. Em pacientes neurológicos, o método é muito utilizado em casos de espaticidade (aumento do tônus muscular), sialorréia (perda não intencional de saliva pela boca), e paralisias.

O produto é feito com tecido 100% algodão e micro fios de elastano, e utiliza cola adesiva de acrílico. Além de permitir que a pele respire sem obstrução, a bandagem permite amplitude de movimentos diferentemente das fitas atléticas convencionais. A única recomendação é que após a aplicação, a pessoa aguarde meia hora para fazer qualquer atividade que envolva água ou suor. Por ser hipoalergênica, pode ser utilizada em todas as faixas etárias.

A aplicação das bandagens deve ser feita por um profissional especializado. Caso contrário, pode não surtir o efeito desejado. E para um bom resultado, mudam a posição, direção, tensão e o corte da bandagem. Cada objetivo pede uma colocação diferenciada.

Um comentário:

  1. Oi Pry, achei interessantíssima essa matéria sobre bandagem terapêutica, eu não conhecia. Adorei! Muito legal seu blog, parabéns! Beijão, Tici.

    ResponderExcluir