Construção da Linguagem e Arteterapia


Autora e Professora: Sonia Branco
Inscrições Abertas – Início em 27 de Fevereiro   
Descrição 
O curso oferece conteúdos teóricos sobre os pensamentos de Wallon, Rudolf Steiner e Piaget à respeito do desenvolvimento de crianças de 0 à 6 anos de idade, em seu aspecto lingüístico e de apreensão do conhecimento. Também permeia pela utilização das artes como mediador desta aprendizagem, com técnicas de arteterapia e fornece informações sobre as dificuldades e distúrbios de aprendiazado, como vencê-los e como identificá-los.
Serão apresentadas as etapas do desenvolvimento da linguagem em pessoas  portadoras de deficiência sensorial (visuais e auditivas) e os portadores de deficiência mental para o aprendizado.  

Objetivos
Oferecer aos participantes o conhecimento do desenvolvimento da comunicação em crianças em idade de 0 à 6 anos, suas dificuldades e como preveni-las através de intervenções de técnicas de arteterapia.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de reconhecer as etapas do desenvolvimento da linguagem  em crianças de 0 à 6 anos, bem como as possibilidades de dificuldades de aprendizagem ou distúrbios de linguagem para encaminhamento aos profissionais competentes e proporcionar o conhecimento de técnicas de arteterapia educacional para prevenção dos distúrbios de linguagem durante sua aquisição.  

Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos,diretores de escolas, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação,  fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, arte-educadores, psicólogos, estudantes de psicologia  e  demais profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.  
Conteúdo Programático – 80 horas 

Módulo I
Teoria de Piaget
Relembra a Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento motor e cognitivo para que possamos traçar um paralelo e compreender de maneira mais científica, as teorias dos pensadores Piaget e Steiner. Epistemologia de Jean Piaget, considerações sobre o Período Pré-Operatório, características do Pensamento Pré-Operacional, O Desenvolvimento na Teoria Piagetiana, Equilibração das Estruturas Cognitivas,Teoria do desenvolvimento mental e problemas da educação e  O lúdico na educação infantil. 
Módulo II
Apresenta a teoria de Rudolf Steiner. A Pedagogia Waldorf e a utilização do fazer artístico no ensino infantil, fundamental e médio.  Fontes epistemológicas, Fontes sócio-antropológicas, Fontes históricas mundiais, Histórico da Pedagogia Waldorf no Brasil e  Introdução  à Pedagogia Waldorf.
Módulo III
Apresenta a Teoria de Henri Wallon.
Módulo IV
Desenvolvimento da linguagem na humanidade e desenvolvimento do processo comunicativo na criança.
Módulo V
Serão apresentadas as etapas do desenvolvimento da linguagem em pessoas  portadoras de deficiência sensorial (visuais e auditivas) e os portadores de deficiência mental para o aprendizado.
Módulo VI
Consciência fonológica e semântica, definições. Exercícios para o estímulo das rotas semânticas - fonológicas. O aprendizado através da consciência fonológica e  lexical , consciência de palavras, consciência da sílaba, consciência fonêmica.
 Módulo VII
 O aprendizado da comunicação através das consciências fonológicas e semânticas.
Módulo VIII
Introdução da Arteterapia
Intervenções de técnicas de arteterapia
Coordenação e Tutoria
Autora e Professora Sonia Branco – Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1982), pós-graduação em Arteterapia em Educação e Saúde pela Universidade Cândido Mendes e formação em Arteterapia por Ms. Maria Cristina Urrutigaray . Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: arteterapia, desenvolvimento pessoal, fonoaudiologia, desenvolvimento da linguagem, educação especial, construção de linguagem e contos de fada. É pesquisadora nas áreas de mitologia grega e contos de fada. Eventualmente ministra aulas e palestras nas Universidades Santa Úrsula e Instituto a Vez do Mestre à convite do professor titular. É coordenadora do Projeto Roda do Conhecimento e Co-autora do livro CONTOS DE FADA - vivências e técnicas em Arteterapia e autora do livro CONTOS DE FADA - A INTERFERÊNCIA DO OLIMPO.
Carga Horária e Horário do curso
A carga horária estimada para esse curso é de 80 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
Valor
 Este curso possui um investimento total de R$ 74,00 (Setenta e quatro Reais).
Equipe GPEC
“ Pouco a pouco.....transformando a educação”
GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel 11 - 3782-0635
São Paulo - SP
www.gpeconline.com.br


Comentários

  1. Pryscilla, esse curso agora esta sendo oferecido diretamente em meu site http://soniabranco.no.comunidades.net

    ResponderExcluir

Postar um comentário